Treinamento funcional para idosos em 6 Passos

02

Subir escadas, pegar objetos do chão, tomar banho, vestir-se; amarrar o próprio calçado, caminhar nas ruas com equilíbrio e segurança. Parece tudo muito fácil, mas para quem está na terceira idade, situações como essas podem significar grandes obstáculos, devido à atrofia ou rigidez muscular, entre outros problemas.

Mas foi-se o tempo em que envelhecer significava ficar parado ou, no máximo, sentado jogando xadrez ou fazendo tricô. Graças aos avanços de várias áreas como a medicina, você que está na terceira idade conta hoje com mais opções de atividades e tratamentos que aumentam a expectativa de vida e facilitam o dia a dia. Uma delas é o treinamento funcional para idosos.

exercícios-na-terceira-idade

Com o treinamento funcional para idosos, mesmo você que nunca praticou atividade física pode se beneficiar com técnicas que unem bem-estar, saúde e o aperfeiçoamento de ações e movimentos que fazem parte do cotidiano.

Aproveite os ganhos trazidos pelo treinamento funcional para idosos seguindo os 6 passos abaixo, para aumentar a sua longevidade e qualidade de vida. Vamos lá!

Primeiro passo do treinamento funcional para idosos

O agachamento com cadeira: posicione-se em pé de costas para a cadeira, simulando o movimento de sentar e levantar; flexione os joelhos e retorne a posição inicial. Faça 3 séries de 12 repetições, com intervalo de 40 a 60 segundos entre as séries. E não esqueça de alongar para ativar os músculos e evitar lesões.

 

supino-horizontalSegundo passo – Supino horizontal

Para o supino horizontal, você vai precisar de bastão, cabo de vassoura e caneleiras. Deite-se de barriga para cima, segure o bastão com as mãos afastadas; desça até a linha do peitoral e estenda os cotovelos outra vez. Realize 3 séries de 12 repetições, com intervalo de 40 a 60 segundos entre as séries.

 

 

exercicios-com-caneleirasTerceiro passo – Caneleiras

Use as caneleiras no próximo exercício: flexão de joelhos. Fique em pé e apoie as mãos na parede; flexione a perna direita deixando o calcanhar se aproximar do glúteo. São 12 repetições desse movimento em cada perna. O quadril deve permanecer estável – trabalhe apenas a articulação do joelho.

 

 

 

rosca-diretaQuarto passo – Rosca Direta

Na rosca direta, você vai precisar de halteres de 1, 2 ou 3kg. É o seguinte: em pé, com os joelhos semiflexionados, segure os halteres na direção dos ombros, realizando 3 séries de 12 repetições. O intervalo entre as séries deve ser de 40 a 60 segundos nesse treinamento.

 

 

 

 

panturrilha-na-academiaQuinto passo – Panturrilhas

Fortaleça sua panturrilha utilizando um step, um degrau ou sem nenhum deles. Fique na ponta dos pés e retorne à posição inicial. Aqui são 3 séries de 12 repetições com intervalo entre 40 a 60 segundos entre elas. O material aumenta a amplitude e o grau de dificuldade do exercício.

 

 

 

abdominal-retoSexto passo – Abdominais

Para finalizar o treinamento funcional para idosos, o abdominal reto. Deite-se de barriga para cima, com as duas pernas flexionadas e as mãos atrás da cabeça, entrelaçadas. Suba o tronco sem encostar o queixo no peito. Faça 3 séries de 12 repetições, com intervalo entre 40 a 60 segundos.

 

Para você ficar ainda mais motivado com o treinamento, veja outros benefícios da modalidade: controle do peso corporal; desenvolvimento da consciência sinestésica e corporal; diminuição de ocorrências de lesões; maior estabilidade da coluna vertebral e melhora da postura.

 

Pensa que acabou?

Tem mais vantagens no treinamento funcional para idosos. Melhora do equilíbrio estático e dinâmico, da força, coordenação motora, resistência central e periférica (cardiovascular e muscular), lateralidade e flexibilidade; melhora do equilíbrio muscular, melhora dos reflexos e perda de peso.

Se você está meio tristinho, sem apetite ou precisando de uma força para controlar diabetes e pressão, pode encontrar no treinamento funcional aquele ânimo que faltava para melhorar sua saúde, disposição e convívio social. Agende logo sua consulta para receber a liberação do médico. Faça isso agora, e bom treino!

Compartilhar

Tags

0 comentários sobre “Treinamento funcional para idosos em 6 Passos”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a Newsletter

Receba notificação de novos artigos.

Please wait...

Obrigado!

Pesquisa no site

Categorias

Siga

Marque seu parceiro de treino 💪🏾💪🏾 ...

Human climbing wall challenge 💪 😍 @jessicaolie

View on Facebook

Treinamento Funcional TOP compartilhou o Ninja practice - Jennifer Tavernier - MinneNinja​ de Amazing Workout Girls. ...

Ninja practice - Jennifer Tavernier - MinneNinja Follow AWG www.instagram.com/amazingwg/

View on Facebook

Treinamento Funcional TOP compartilhou o vídeo de Bodyweight Exercises. ...

High Intensity Interval Training (HIIT) 8 minute full body challenge! with @emilmassa

View on Facebook

Treinamento Funcional TOP compartilhou o Super EXPLOSIVE Girl - HEBA ALI de Amazing Workout Girls. ...

Super EXPLOSIVE Girl - HEBA ALI credit Evolve Nation Follow AWG www.instagram.com/amazingwg/

View on Facebook

O que é isso? Comentem rsrs ...

14 smoking 🔥hot🔥 sexercises from BJ Gaddour that make you better in bed!

View on Facebook

Corpo de 21

Hospedado por:

Este site está hospedado em: