Qual o melhor treinamento aeróbico?

00

Felizmente, dica de atividade física é o que não falta. Bastam cinco minutos de conversa com os amigos e uma lista enorme de modalidades começa a tomar forma. Para quem precisa ganhar condicionamento e perder peso, o treinamento aeróbico está sempre em alta.

O que é o treinamento aeróbico?

É chamado treinamento aeróbico porque aeróbio quer dizer “com oxigênio”. Em outras palavras, seu corpo precisa de oxigênio para funcionar e ajudar a queimar energia. Quando respiramos já estamos realizando uma atividade aeróbia, mas vamos combinar que não é o suficiente para entrar em forma, não é mesmo?

Então, podemos nadar, correr, pedalar e dançar, entre outras formas de treinamento aeróbico para aumentar a frequência cardíaca e o consumo de oxigênio. Quanto melhor for a assimilação e utilização desse oxigênio, melhor será a queima de gordura.

Fundamental em qualquer programa de boa forma, o treinamento aeróbico ainda melhora a circulação, ajuda a prevenir doenças cardíacas e problemas causados pelo estresse.  

 

Mas qual o melhor treinamento aeróbico?

Gosto é gosto, e cada um vai aprendendo, com o tempo, a prática e ajuda de um profissional, a identificar o treinamento aeróbico que traz melhores resultados.

Porém, seja qual for sua escolha de treinamento aeróbico, existe uma faixa de treino que otimiza a queima da gordura. Ela corresponde à frequência cardíaca em batimentos por minuto durante a atividade física.

 

Essa faixa fica entre 70% e 90% da frequência cardíaca máxima – F.C. máxima – (220 – idade). É importante que você permaneça dentro dessa faixa porque, ao passar dela, seu trabalho será anaeróbico, ou seja, “sem oxigênio”. Na prática, você não conseguirá manter seu ritmo por muito tempo. E não é isso que você quer, é?

 

Para monitorar seu treinamento aeróbico, é recomendável usar um frequencímetro. Caso não tenha um, basta colocar os dedos indicador e médio na artéria carótida (pescoço) ou no pulso. Conte 15 segundos e multiplique por quatro para verificar o número de batimentos por minuto.

O volume de treinamento aeróbico correspondente ao tempo de execução de cada sessão também deve ser avaliado, assim como a frequência que ocorre dentro das semanas de treinamento.

Para orientar melhor o seu treinamento aeróbico, veja o que diz o Colégio Americano de Medicina Esportiva sobre faixas de frequência,treinamento-aerobico1 volumes parciais e intensidades de treino, que vão proporcionar um condicionamento cardiorrespiratório de primeira:

  • Frequência: 3 a 5 dias por semana.
  • Duração: 20 a 60 minutos por sessão.
  • Intensidade: entre 70% e 90% da F.C. máxima.

É interessante notar também que o volume e a frequência do treinamento aeróbico devem ser personalizados, definidos de acordo com o objetivo e as características de cada público-alvo. Só assim a saúde e a forma física serão melhoradas, evitando lesões ou qualquer outro tipo de problema.

E lembre-se! Faça o seu treinamento aeróbico de forma segura e eficiente: respeite o seu nível de condicionamento; faça avaliação médica e física antes de iniciar qualquer programa de atividades.

Escolha já o seu treinamento aeróbico preferido, aproveite as informações de hoje e capriche no treino. Seu corpo e seu bem-estar agradecem!

Compartilhar

Tags

0 comentários sobre “Qual o melhor treinamento aeróbico?”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a Newsletter

Receba notificação de novos artigos.

Please wait...

Obrigado!

Pesquisa no site

Categorias

Corpo de 21

Hospedado por:

Este site está hospedado em: