Alongamento: 10 Segredos Surpreendentes

00
alongamento

Que atire a primeira barra de cereal quem nunca pulou a parte do alongamento antes ou depois do treino, seja por ter chegado atrasado, por preguiça mesmo ou pela desculpa da pressa de ir a algum lugar no final da atividade.

O fato é que muita gente resiste bravamente a essa prática essencial na prevenção de lesões. Sem contar que o alongamento é também um importante aliado na busca de melhores resultados durante a musculação, por exemplo.

Quer saber como? Eu preparei uma listinha básica de segredos e vantagens do alongamento, para você rever seus conceitos e caprichar na prática. Mas antes da lista, veja este vídeo abaixo.

 

Os 10 segredos do alongamento :

  1. Estudos revelam que praticar alongamento continuamente, por longos períodos, como na ioga ou pilates, evita o endurecimento das artérias.
  2. O alongamento ativa a circulação sanguínea; portanto, é ideal para diabéticos, pessoas com pressão baixa ou que passam muito tempo em uma única posição.
  3. Relaxamento mental é outro benefício do alongamento, seja após uma atividade física intensa ou um dia estressante, evitando que a tensão muscular aumente e provoque dores posteriormente.
  4. Reduza o risco de contusões musculares fazendo alongamento antes de qualquer atividade física, aeróbica ou não. Muitas vezes, os danos causados aos músculos não são sentidos de imediato.
  5. O alongamento prepara o corpo para que o hormônio que ajuda no crescimento muscular, o HGH, seja liberado.
  6. Para obter bons resultados, a prática do alongamento requer boa postura, orientação e concentração, pois envolve diversas estruturas: músculos, envoltórios fibrosos, tendões, pele, vasos, nervos e às vezes ligamentos e cápsula.
  7. O alongamento ajuda a desenvolver a consciência do próprio corpo.
  8. Redução do risco de problemas nas costas também faz parte dos benefícios do alongamento.
  9. Nas mulheres, o alongamento colabora na diminuição da gravidade da menstruação dolorosa.
  10. Alongamento ainda melhora a coordenação, a rigidez e a simetria muscular.

 

alongamento-em-grupo

Prevenir é melhor que remediar…

O alongamento proporciona o estiramento das fibras musculares, aumentando o comprimento delas, favorecendo a flexibilidade do corpo, a agilidade física e a amplitude dos movimentos das articulações. Mas também é preventivo, ou seja, não deve ser feito em músculos doloridos, inflamados ou lesionados.

 

No entanto, engana-se quem pensa que alongamento deve ser feito apenas na academia. Quem trabalha muito tempo em pé ou sentado, pode (e deve) se beneficiar dessa prática entre uma atividade e outra do dia a dia. Muitas empresas, inclusive, contratam educadores físicos para cuidar do bem-estar e da postura de seus colaboradores com pausas breves para esticar o corpo. Quem não produz melhor assim, não é mesmo?

 

Bom para todas as idades

Idosos, acompanhados de cuidadores e fisioterapeutas, fazem alongamentos e exercícios diversos para estimular a musculatura. Uma cena comum hoje em dia. Mas você não precisa chegar à terceira idade para começar a alongar as curvas.

O alongamento é importante para os jovens também, pois ajuda na respiração, que dá ritmo ao exercício e deve ser lenta e profunda; facilita a circulação sanguínea, aumentando o raciocínio. E até mesmo pessoas com dor na coluna, por exemplo, pode realizar os movimentos, mas com menos intensidade.

E lembre-se: procurar um médico antes de qualquer prática esportiva e respeitar seus limites é essencial, seja no alongamento ou outra modalidade. Especialistas recomendam o alongamento do músculo segurando de 30 a 40 segundos até sentir uma “certa tensão”. Forçar os movimentos não é recomendado porque pode causar lesões.


alongamento-idoso

Pressa: inimiga da perfeição – e do alongamento

Aos apressadinhos de plantão, #ficadica: flexibilidade se consegue aos poucos, e não da noite para o dia. Os exercícios de alongamento estão entre as atividades que melhoram bastante a qualidade de vida, pois possibilitam melhor mobilidade, liberdade de movimento. Mas nada de querer resultados de uma hora para outra.

Antes de dormir também é um horário interessante para praticar o alongamento. Feito no final do dia, ele ajuda a aliviar as tensões depois de um longo dia de trabalho, colaborando, assim, para uma melhor higiene do sono. Mantenha a regularidade dos alongamentos e desfrute de noites mais agradáveis e recuperadoras. Bons sonhos e até a próxima!

Compartilhar

Tags

0 comentários sobre “Alongamento: 10 Segredos Surpreendentes”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a Newsletter

Receba notificação de novos artigos.

Please wait...

Obrigado!

Pesquisa no site

Categorias

Siga

😂😂😂😂😂😂 ...

APRENDA A COMO EMAGRECER UNGIDAMENTE COM O CROSSFIT PARA CRENTE HAHAHA Compartilhe. Ajude outros a emagrecer kkk. Mais vídeos no link: youtu.be/8nFTwlhF5Z0

View on Facebook

Treinamento Funcional TOP compartilhou a publicação de Mulher FIT & CIA. ...

Bora treinar? 💪👊

View on Facebook

Treinamento Funcional TOP compartilhou o Allyssa Beird at the Las Vegas Finals Night de American Ninja Warrior Nation. ...

#TBT to Allyssa Beird making history at the National Finals!

View on Facebook

Treinamento Funcional TOP compartilhou o vídeo de Mulher FIT & CIA. ...

Marque a amiga. 👊💪 🔝Conheça o Método de Emagrecimento que vai te fazer perder de 5 a 10kg em 21 dias. Acesse 👉 bit.ly/EuQueroVouEmagrecer Baixe GRÁTIS SEU E-book com 30 Receitas FIT. Acesse 👉 bit.ly/OfertadeEbook

View on Facebook

Casal maromba ...

View on Facebook

Corpo de 21

Hospedado por:

Este site está hospedado em: