7 Benefícios do TREINAMENTO FUNCIONAL (Xô, tédio!)

00

Além da falta de tempo, levar a sério uma atividade física requer força de vontade para driblar outro obstáculo: a monotonia. Se esse é o seu caso, hoje vou falar dos benefícios do treinamento funcional, para você trabalhar o corpo todo sem bocejar entre um exercício e outro. Veja a lista que preparei, na minha opinião o quinto é o melhor:

 

Primeiro

Alivia dores nas costas: ao trabalhar a força de sustentação do core, a parte central do tronco, o treino funcional auxilia na prevenção de dores nas costas.

Um dos benefícios do treinamento funcional é, portanto, dar mais estabilidade a essa espécie de cinturão que abrange os músculos das regiões lombar, pélvica e do quadril.

Segundo

Auxilia o sistema cardiorrespiratório: requer velocidade na realização das tarefas e maior tempo de permanência em cada postura. O resultado é aumento da frequência cardíaca e um fôlego de campeão.

Terceiro

Coordenação motora e equilíbrio em dia: esse benefício do treinamento funcional não poderia faltar, já que, por meio dele, são feitos exercícios específicos, como deslocamentos e agachamento unilateral.

Quarto

Força muscular geral: o fortalecimento da musculatura é um dos grandes atrativos dessa modalidade que vem conquistando cada vez mais adeptos.

Afinal, também é benefício do treinamento funcional tonificar e definir sem depender de exercícios específicos para glúteos ou abdômen, por exemplo.

Mas com resultados semelhantes aos da musculação, dependendo do programa, métodos e maneiras de execução.

Veja também: COMO MONTAR UM PROGRAMA DE TREINAMENTO?

Tudo porque o treino funcional ativa mais fibras musculares, deixando o corpo pronto para qualquer ação – diferente das orientações por máquinas.

Outro benefício do treinamento funcional é a possibilidade de montar exercícios de acordo com os objetivos específicos de cada pessoa.

Se você quer enfatizar a parte superior do corpo, o treino é focado nisso, mas sem deixar de estimular os demais grupos musculares, ou seja, não há trabalho isolado deles.

 

Quinto

Melhora da postura: o benefício do treinamento funcional nesse sentido é que ele ajuda a conservar firmes os -músculos que sustentam a coluna, além de colaborar com a consciência corporal.

O treino funcional cria o hábito de contrair abdômen, alinhar pescoço, ombros e quadril. Perfeito para quem tem dificuldade de manter a postura ereta.

 

Sexto

Mais flexibilidade: ao exigir constantemente movimentos com amplitude total e, por consequência, alongamento dos músculos, é obtido o beneficio do treinamento funcional de trabalho da flexibilidade.

Sétimo

Treino dinâmico: as séries não são fixas. Portanto, um dos benefícios do treinamento funcional é que você não vai receber uma ficha com sua tarefa a ser repetida ao longo das semanas.

Os exercícios são diversificados, sem destacar somente o aeróbio ou a força.

 

E tem mais!

O próprio nome já diz: treino funcional deixa o corpo prontinho para exercer as funções para quais ele foi “programado”, como correr, andar, agachar e suspender objetos, entre outras que você faz no dia-a-dia.

Em algumas situações, o esforço é feito com base no peso corporal, que confere resistência à realização dos movimentos. Há, ainda, acessórios como faixas elásticas, mini-trampolins e bolas suíças, que são bastante utilizados nessa modalidade para promover diferentes habilidades.

É comum entre os benefícios do treinamento funcional trabalhar de uma só vez, por exemplo, o equilíbrio, a força e a flexibilidade.

E outra boa notícia é que para começar essa atividade não precisa ter experiência no mundo fitness. Basta a liberação médica – e pronto! Ou seja, qualquer um pode sentir os benefícios do treinamento funcional na forma física e na saúde.

Como você pode notar, a ideia é ter prazer na prática esportiva, e não apenas cumprir uma obrigação. Assim, fica mais fácil não perder o ânimo e os objetivos.  Sem desculpas para se exercitar, certo? Benefícios do treinamento funcional não faltam.

Participe também sugerindo um artigo. O que você gostaria de ver nesse blog?

Deixe um comentário abaixo.

Bom treino – e até a próxima!

Compartilhar

Tags

2 comentários sobre “7 Benefícios do TREINAMENTO FUNCIONAL (Xô, tédio!)”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a Newsletter

Receba notificação de novos artigos.

Please wait...

Obrigado!

Pesquisa no site

Categorias

Siga

Treinamento Funcional TOP compartilhou o 21 EXERCÍCIOS PARA JIU-JITSU de Sérgio Bertoluci - Xtreme 21. ...

Praticantes de Jiu-Jitsu, essa é pra vocês!!! 🤼 Entre para o time ▶ XTREME bit.ly/x21-21exjiujitsu

View on Facebook

Treinamento Funcional TOP compartilhou o Dieta obrigatória de Vinicius Piffardini. ...

Que nada! To tranquilo, to Favo....rável 😢😭

View on Facebook

Treinamento Funcional TOP compartilhou o Série Correr 5 de Jornal da Band. ...

Na série especial, a prova que atrai corredores para Santa Catarina por causa das belas paisagens e dos 42 KM só de subida!! band.com.br/jornaldaband

View on Facebook

Treinamento Funcional TOP compartilhou o Rockin' Rock Climbing de People Are Awesome. ...

The pain you feel today will be the strength you feel tomorrow! 🎶 Snavs - Time (Monstercat) 🎶

View on Facebook

🚨 Atenção galera ...

É por esse e outros motivos que eu larguei os suplementos e hoje só uso a alimentação mesmo. Nosso país é uma piada! 👇🤔🤔 300 Receitas para ganhar massa muscular Acesse >> goo.gl/KzyV2b

View on Facebook

Corpo de 21

Hospedado por:

Este site está hospedado em: