10 dicas para iniciar a reeducação alimentar

00

Apesar de muitos ainda apostarem nas dietas rápidas e radicais, é cada vez mais comum encontrar aqueles que preferem mudanças consistentes na alimentação, para perder peso de forma saudável e evitar o efeito sanfona. É a chamada reeducação alimentar.

Há quem pense que ela significa comer somente produtos light, verduras, frutas e legumes, deixando completamente de lado as preferências individuais – e até culturais. Nada disso! Reeducação alimentar é, acima de tudo, buscar o equilíbrio.

E se mudar hábitos ruins à mesa não é uma tarefa fácil, com orientação de um nutricionista e algumas dicas preciosas, é possível alcançar bons – e duradouros – resultados. Veja como:

  • Substitua pães, biscoitos e massas com farinha branca por suas versões integrais, ricas em vitaminas e fibras.

 

Mesmo que o valor calórico delas não seja menor, as farinhas integrais ajudam a controlar o colesterol, a glicemia e a sensação de saciedade.

 

  • Outra troca importante na reeducação alimentar é a dos queijos. Em vez dos calóricos parmesão, gorgonzola, provolone e prato, invista no minas frescal light, ricota e cottage.

 

  • Carnes magras e grelhadas, como peito de frango, filé de peixe ou cortes de carne suína ou bovina são as melhores opções para o almoço ou jantar.

 

  • E atenção! Os famosos embutidos peitos de peru e de chester, queridinhos de muitos regimes, podem até ter menor valor calórico, mas contêm relevante teor de sódio. Portanto, nada de exageros, combinado?

 

  • Pular refeições não ajuda em nada na sua reeducação alimentar. Ficar horas demais sem comer aumenta as chances de abusos na refeição seguinte, de abandono de qualquer programa de emagrecimento e, é claro, de prejuízos à saúde.

 

Procure comer a cada três horas, com direito a café da manhã, almoço e jantar completos, ricos nutricionalmente.

 

  • Pense: suas metas são possíveis? O compromisso que você assumir com você mesmo vai consumir tempo e exigir dedicação, esforço. Na fase inicial daEmagrecimento-saudavel reeducação alimentar, estipule objetivos a curto prazo, para facilitar sua perda de medidas.

 

  • Pratique atividades físicas com frequência. Pode ser repetitivo, e você já está cansado de ouvir, mas isso representa menos estresse, menos calorias e mais pique para manter a boa forma.

 

Está sedentário? Que tal começar com 30 minutos de caminhada por dia? Na academia, procure sempre orientação profissional para adequar o treino ao seu condicionamento.

 

Caso esteja voltando depois de um “tempo parado”, vá devagar. Nada de compensar de uma só vez os dias perdidos.

 

 

  • Reeducação alimentar não significa abrir mão de tudo, inclusive de sair no final de semana para beber com os amigos.

Com moderação, você pode consumir álcool, mas lembre-se: ao reaprender a comer, acabamos ingerindo menos alimentos, o que potencializa os efeitos tóxicos da bebida no organismo.

Fuja de caipirinhas e vinhos suaves, pois levam açúcar; já os drinques com creme de leite, xarope de glucose ou leite condensado sabotam seu emagrecimento porque possuem muitas calorias.

 

  • Beba de 8 a 10 copos de água por dia. Além de fornecer a hidratação necessária para o bom funcionamento dos órgãos, ela ajuda a minimizar um engano que acaba aparecendo na balança, ou seja, quando pensamos que estamos com fome, mas, na verdade, estamos com sede.

 

  • Alimentos industrializados e fast food devem ser evitados se você deseja uma dieta mais nutritiva e balanceada. Dê preferência a produtos frescos, reduzindo significativamente a quantidade de sal, corantes, conservantes, gorduras e açúcar.

 

Agora você tem motivos a mais para mudar sua rotina e fazer sua reeducação alimentar com tranquilidade, sem perder o foco no meio do caminho. Está esperando o que para dar o pontapé inicial rumo ao seu novo projeto de vida?

Você consegue! Boa sorte e até a próxima!

Compartilhar

Tags

0 comentários sobre “10 dicas para iniciar a reeducação alimentar”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a Newsletter

Receba notificação de novos artigos.

Please wait...

Obrigado!

Pesquisa no site

Categorias

Siga

Treinamento Funcional TOP compartilhou o 21 EXERCÍCIOS PARA JIU-JITSU de Sérgio Bertoluci - Xtreme 21. ...

Praticantes de Jiu-Jitsu, essa é pra vocês!!! 🤼 Entre para o time ▶ XTREME bit.ly/x21-21exjiujitsu

View on Facebook

Treinamento Funcional TOP compartilhou o Dieta obrigatória de Vinicius Piffardini. ...

Que nada! To tranquilo, to Favo....rável 😢😭

View on Facebook

Treinamento Funcional TOP compartilhou o Série Correr 5 de Jornal da Band. ...

Na série especial, a prova que atrai corredores para Santa Catarina por causa das belas paisagens e dos 42 KM só de subida!! band.com.br/jornaldaband

View on Facebook

Treinamento Funcional TOP compartilhou o Rockin' Rock Climbing de People Are Awesome. ...

The pain you feel today will be the strength you feel tomorrow! 🎶 Snavs - Time (Monstercat) 🎶

View on Facebook

🚨 Atenção galera ...

É por esse e outros motivos que eu larguei os suplementos e hoje só uso a alimentação mesmo. Nosso país é uma piada! 👇🤔🤔 300 Receitas para ganhar massa muscular Acesse >> goo.gl/KzyV2b

View on Facebook

Corpo de 21

Hospedado por:

Este site está hospedado em: